16/04/21
Foto: EAD e ensino remoto é a mesma coisa?
Foto: Pixabay

EAD e ensino remoto é a mesma coisa?

Publicado por Iramaia Vasconcelos em Notícias 16/04/21 09:22

     Com a chegada da pandemia da COVID-19 no território brasileiro, a educação presencial precisou ser reinventada e, por sua vez, pode seguir exemplos vividos na educação a distância (EAD) que já vinha sendo praticada ao longo de vários anos nos cursos de graduação e pós-graduação, preferencialmente, mas sem ganhar os holofotes da cobiça nacional.

     No processo de inserção do ensino remoto no Brasil, ele foi confundido, por muitos, com a EAD. Com a situação de isolamento social e o fechamento das unidades de ensino, as escolas precisaram se reorganizar para permanecerem promovendo a construção do conhecimento. Apesar de tanto o EAD como o ensino remoto prezar por uma aprendizagem que é construída fora do espaço físico das unidades de ensino e de promoverem a interação virtual entre os docentes e discentes, trata-se de modalidades diferentes.

     A EAD é uma modalidade de ensino regulamentada e praticada, ao longo de anos, em nosso território e que possui uma legislação específica. Já o ensino remoto emergiu da necessidade de preservar o vínculo entre os estudantes e as escolas, no contexto de calamidade pública que vivemos, toda a sua regulamentação é considerada recente.

    Vários desafios podem ser evidenciados na EAD e no ensino remoto, mas em virtude da necessidade urgente de utilizar este último, em prol de mitigar as perdas educacionais, podemos destacar a busca de adaptar e/ou aproximar a modalidade da EAD para um público infantil e infanto-juvenil desprovido de autonomia para um estudo bem mais autodidata, como acontece nas turmas de graduação e pós-graduação no formato EAD.

    Diante do que estamos vivendo, a EAD e o ensino remoto tem sido fortemente cobiçados, nas mais diversas etapas da educação. Mesmo com tantas perdas e família enlutadas, essa pandemia já sinaliza um crescimento positivo na utilização de ferramentas tecnológicas na aprendizagem e um olhar diferenciado à educação a distância, por muitas vezes, tempos atrás, não cobiçado por tantos como acontece atualmente.


FECHAR
NOSSAS REDES: